A VOZ HUMANA, de Cocteau, viajou de Rossellini a Almodóvar; compare as versões


Jean Cocteau, poeta, cineasta e dramaturgo francês, definiu "A Voz Humana" como "um ato, um quarto, um personagem, o amor, um telefone. Teatro puro".


O texto foi interpretado pela primeira vez no teatro, em 1930, por Berthe Bovy, atriz belga que integrava o elenco da Comédie Française. Duas décadas depois, Bovy registrou sua interpretação pioneira em áudio num disco em vinil lançado em 1958.

O áudio está disponível no YouTube:


No início dos anos 1940, Cocteau enviou o texto à atriz italiana Anna Magnani. Em 1948, Magnani protagonizou a primeira versão cinematográfica do texto, dirigida por Roberto Rossellini. O curta-metragem abre o filme O AMOR, composto por dois episódios interpretados por Magnani.


Segundo Cocteau, "Rossellini filmou cruelmente um documentário sobre o sofrimento de uma mulher. Nele, Anna Magnani expõe a alma, esta figura sem maquiagem. O documentário poderia se intitular 'O Telefone Como Instrumento de Tortura'.



A riqueza de nuances do texto inspirou o compositor Francis Poulenc a recriá-lo numa versão musical, meio recitada, meio cantada. A primeira interpretação, em 1959, foi da soprano Denise Duval. Veja um registro em 4 partes:



Em 1964, foi a vez de Simone Signoret, outra atriz gigantesca, gravar o texto a convite do produtor Jacques Canetti. Ouça um extrato:

Dois anos depois, Ingrid Bergman interpretou o monólogo para um especial da TV sueca. Veja um trecho:


Nas décadas seguintes, o texto não parou de desafiar atrizes e diretores, foi retomado no original, em francês, mas também em inglês, italiano e espanhol.


O curta da dupla Pedro Almodóvar + Tilda Swinton, que acaba de chegar ao streaming, é apenas um da série de adaptações do texto.

Compare exemplos das interpretações mais recentes:


Sophia Loren

VOCE UMANA (2014)



Rosamund Pike

THE HUMAN VOICE (2018)




Elsa Zylberstein

LA VOIX HUMAINE (2018)

assista no Vimeo



Carlota Sosa

LA VOZ HUMANA (2021)



Rosaria De Cicco

LA VOCE DI LAURA (2021)



A VOZ HUMANA

De Pedro Almodóvar com Tilda Swinton

(Espanha, 2020, 30 min)


onde: Google Play - Now - Sky Play - Vivo Play - YouTube

 

receba a newsletter

FILMEDODIA.COM