Satyajit Ray, 100, aproximou as contradições da Índia com seu olhar humanista



“Akira Kurosawa e Jean Renoir o reverenciavam. Martin Scorsese, Francis Coppola e Wes Anderson estão entre os muitos cineastas que se inspiraram nele. Satyajit Ray é considerado um dos fundadores do cinema indiano. Mas esta reputação, associada a uma filmografia tão extensa, pode intimidar até mesmo os amantes do cinema.
Inspirado pelo lirismo de Jean Renoir, de quem foi assistente de direção em O RIO SAGRADO, e pela veracidade das ruas do Neorrealismo italiano, Ray se especializou em uma espécie de naturalismo cinematográfico no qual o que vemos na tela possui uma aura simultaneamente poética e realista. Os filmes de Ray dão uma primeira impressão de serem calmos, lentos, desdramatizados, mas isto atesta sua habilidade de narrador que gentilmente nos envolve em seu ritmo.
Seus filmes têm um jeito irresistível de converter o comum em extraordinário. Ray aborda experiências complicadas - como alcançar a idade adulta, mudar de rumo na vida e desafiar expectativas - com simplicidade e beleza.
Seu estilo feito de planos-sequências, de profundidade de campo e de mínimos movimentos de câmera de seus filmes está a mundos de distância da edição acelerada dos modernos blockbusters de Hollywood. E isso dá aos personagens de Ray o espaço e o tempo para nos atingir como seres humanos totalmente plenos, não como símbolos ou representações sociais. Mesmo os personagens que cometem atos condenáveis podem nos tocar como pessoas. No cinema de Ray, podemos vislumbrar na intimidade os diferentes modos de vidas na Índia colonial e moderna.” (Sarah Jilani, BFI)


Assista ao curta OS DOIS GAROTOS (1965)



Filmes de Satyajit Ray em plataformas brasileiras


A ESPOSA SOLITÁRIA (1964)


Onde ver:





O JOGADOR DE XADREZ (1977)

Onde ver:





O INIMIGO DO POVO (1989)

Onde ver:





Filmes disponíveis em outras plataformas


A CANÇÃO DA ESTRADA (1955)

(legendas em espanhol)


O INVENCÍVEL (1956)

(legendas em inglês)


O MUNDO DE APU (1959)

(legendas em inglês)


A GRANDE CIDADE (1963)

(legendas em inglês)


O COVARDE (1965)

(legendas em inglês)


O HERÓI (1966)

(legendas em inglês)


DIAS E NOITES NA FLORESTA (1970)

(legendas em inglês)


SEEMABADDHA (1971)

(legendas em inglês)


THE ADVERSARY (1972)

(legendas em inglês)


A CASA E O MUNDO (1984)

(legendas em inglês)


O ESTRANGEIRO (1991)

(legendas em inglês)



Assine a newsletter Filmedodia.com