7 filmes para apreciar as múltiplas faces de Benedict Cumberbatch




por RICARDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO


A VIDA EXTRAORDINÁRIA DE LOUIS WAIN (2021)

Passado entre o final de 1800 até a década de 1930, o filme acompanha a história verídica do excêntrico artista britânico Louis Wain (Benedict Cumberbatch), cujas imagens lúdicas, às vezes até psicodélicas, ajudaram a transformar a percepção do público em relação aos gatos. O filme acompanha o casamento do artista com Emily Richardson, interpretado pela atriz Claire Foy, e sua procura por respostas em relação aos mistérios mais “eletrizantes” do mundo. Para Amon Warmann, crítico da "Empire", o longa favorece a excentricidade sobre a percepção real. “Mesmo quando os tons se chocam, o desempenho vulnerável e em camadas de Cumberbatch sempre soa verdadeiro.”

(1h51)

onde: AppleTV - Google Play - Now - YouTube



O ESPIÃO INGLÊS (2020)

Em uma trama ambientada durante a Guerra Fria, Cumberbatch interpreta um empresário britânico que, entre 1960 e 1962, contrabandeou milhares de informações da Rússia antes de ser capturado, preso e torturado por dois anos pela KGB.

Para Wendy Ide, crítica do “The Guardian”, "a direção de Dominic Cooke cobre a história com uma paleta de cores adequadamente sinistra e captura a sensação opressiva das vidas vigiadas. Mas, com ritmo lento e foco insuficiente, o filme não tem o crepitar da tensão e a eficiência propulsora de, por exemplo, O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS. Nesta outra trama de espionagem, adaptada de um romance de John Ie Carré, Cumberbatch faz um agente de confiança de George Smiley, interpretado pelo ator Gary Oldman.


O ESPIÃO INGLÊS

(1h52)

onde: Amazon - AppleTV - Google Play - YouTube

O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS (2011)

(2h07)

onde: AppleTV - Now



ALIANÇA DO CRIME (2015)

Neste thriller de espionagem, o mafioso de origem irlandesa John "Whitey" Bulger (Johnny Depp) é convencido pelo agente do FBI John Connolly (Joel Edgerton) a fechar um acordo de colaboração para exterminar um inimigo comum: a máfia italiana. Em um longa baseado em fatos reais, Benedict interpreta Billy Bulger, senador dos Estados Unidos e irmão de John Bulger. “Embora não haja nada totalmente novo aqui, o longa funciona extremamente bem e define o cenário das ruas do sul de Boston no início dos anos 1970.” observa Brian Truitt, crítico do "USA Today".

(2h02)

onde: Amazon - AppleTV - Google Play - HBO Max - Microsoft - Now - YouTube



ÁLBUM DE FAMÍLIA (2013)

Baseado no romance homônimo, o longa dirigido por John Wells conta a história de três irmãs que são obrigadas a voltar para casa e cuidar da mãe viciada em drogas depois que o pai alcoólatra as abandona. O encontro provoca diversos conflitos e revela segredos do passado de cada um. No longa, Benedict Cumberbatch é Little Charles Aike, filho único e desprezado pela mãe. “Nada faz você se sentir melhor sobre sua família disfuncional nas férias do que assistir a um clã bagunçado se desenrolar na tela, apenas armado com melhores insultos e rostos mais bonitos.” escreveu a crítica Thelma Adam, do "Yahoo! Movies".

(2h01)

onde: AppleTV



A OUTRA (2008)

Em um relato fictício das vidas dos aristocratas do século XVI, Cumberbatch interpreta William Carey, missionário inglês e ministro evangelista batista. No longa, a história de duas irmãs, Anne (Natalie Portman) e Mary (Scarlett Johansson) Bolena é conduzida pela ambição da família, na busca pelo poder e status. Em uma disputa pelo amor e atenção de Henrique VIII, rei da Inglaterra, a rivalidade entre as irmãs é colocada à prova. Para Peter Bradshaw, crítico do jornal britânico "The Guardian", “é absurdo, mas agradável, e jogar rápido e solto com a história inglesa é uma alternativa refrescante à solenidade lenta e apertada; o efeito é genial, até levemente subversivo.”

(1h55)

onde: HBO Max - Now



STUART: UMA VIDA REVISTA (2007)

O recluso escritor Alexander Master (Benedict Cumberbatch) é voluntário em uma organização que auxilia moradores de rua, onde ele conhece o alcoólatra Stuart (Tom Hardy). Ao decorrer da trama, os dois desenvolvem uma amizade e Alexander decide escrever sobre a triste história de Stuart, com o objetivo de ajudá-lo a superar seus traumas e dar uma nova guinada em sua vida. De acordo com Polly Morrice, do jornal "The New York Times", o longa “é um relato notável de uma queda livre no estado que os assistentes sociais rotulam de sem-abrigo caótico".

(1h32)

onde: HBO Max