10 filmes sobre a Guerra Civil para ver antes (ou depois) de MÃES PARALELAS


Conheça filmes, disponíveis no streaming, que abordam os traumas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e a longa ditadura de Francisco Franco (1939-1975).



ÁRVORE DE SANGUE (2018)

(2h15)

O filme de Julio Médem acompanha um casal jovem que viaja para um antigo casarão para reconstituir as raízes de suas famílias. Esta grande árvore genealógica revelará histórias que o passado esconde, seu esplendor e sua face sombria.

onde: Netflix



EN EL BALCÓN VACÍO (1962)

(48 min)

Uma lenda do cinema espanhol feito no exílio, o filme rodado no México conta a história de uma jovem que tem fugazes lembranças da infância no país que teve de abandonar.

onde: YouTube



ENQUANTO A GUERRA DURAR (2019)

(1h47)

O ambicioso filme do irregular Alejandro Amenábar retrata os anos da Guerra Civil da perspectiva do escritor, poeta e filósofo Miguel de Unamuno, que foi reitor da Universidade de Salamanca e apoiou publicamente o golpe militar. O filme reconstitui o período inicial da guerra e registra as dúvidas crescentes de Unamuno quando seus amigos e colegas passam a ser perseguidos.

onde: HBO Max



O ESPÍRITO DA COLMEIA (1973)

(1h37)

Obra-prima do cinema espanhol, o primeiro longa de Victor Erice foi realizado em 1973, ainda durante a ditadura de Franco, e por isso explora o terreno da alegoria para narrar uma história que sobrepõe monstros imaginários e monstros bem reais.

onde: Oldflix



INCERTA GLÓRIA (2017)

(1h55)

Em 1937, em meio à Guerra Civil, um jovem soldado republicano é enviado para uma região pacífica e desértica, onde se apaixona por uma viúva de passado misterioso.

onde: Netflix



JOSEP (2020)

(1h14)

A animação dirigida pelo desenhista francês Aurel reconstitui o percurso do ilustrador Josep Bart, que teve de fugir da Espanha durante a Guerra Civil e foi internado num campo de concentração na França. Depois de escapar, viveu exilado no México, onde foi amante de Frida Kahlo.

onde: Amazon - AppleTV - Google Play - YouTube



O LABIRINTO DO FAUNO (2006)

(1h58)

A fantasia, característica das narrativas infantis, é a base desta alucinada metáfora sobre uma menina que, com a ajuda de criaturas imaginárias, tenta escapar do padrasto repressor, um militar fascista.

onde: Now



O MASSACRE EM GUERNICA (2016)

(1h50)

Um jornalista americano famoso em dúvida sobre a profissão viaja para a Espanha durante a Guerra Civil. Lá, ele conhece Teresa, que trabalha para o governo republicano, e começa a viver uma história de amor em meio a situação política cada vez mais tensa.

Onde: AppleTV - Claro Video - Google Play - YouTube




RESISTÊNCIA (2001)

(1h52)

No inverno de 1944, uma jovem retorna para a vila onde nasceu, em busca da tia. Lá, ela reencontra um jovem ferreiro que colabora com um grupo de resistentes à ditadura de Franco.

onde: Amazon



A TRINCHEIRA INFINITA (2019)

(2h27)

A Guerra Civil e a ditadura franquista são narradas de uma perspectiva inesperada neste drama sobre um casal no qual o homem é um perseguido político que precisa viver escondido em casa durante décadas. Com o passar dos anos, o amor do casal enfrenta enormes desafios.

onde: Netflix