Por Que Deu a Louca no Sr. Rainer Werner Fassbinder, 76? (in memoriam)



DAVID KEN


1970 foi o ano mais prolífico de Fassbinder, aquele em que o diretor lançou cinco filmes, quase todos versões cinematográficas de suas peças junto à companhia teatral antiteatre. POR QUE DEU A LOUCA NO SR R? é um desses títulos que se originou como uma peça e mostra todo o ecletismo do estilo cinematográfico do diretor. Um ano antes, em O MACHÃO, Fassbinder revisitava uma direção em tableaux que remetia ao cinema-mudo e uma linguagem tida há muito como superada e ali reapropriada de maneira inventiva, em cenas várias e curtas que se dispersam no cotidiano e que muitas vezes não se co-relacionavam. Já POR QUE DEU A LOUCA NO SR R? é um filme de poucas cenas, episódios filmados em planos-sequência que concentram a ação do tempo opressivo e tedioso sob um personagem cada vez mais enlouquecido.


Lançado no mesmo ano que BAAL, de Volker Schlondörf, adaptação da peça de Bertolt Brecht e estrelada por ninguém menos que Fassbinder, POR QUE DEU A LOUCA NO SR R? de certa forma espelha os procedimentos de Schlondörf na transposição da teatralidade da narrativa para a linguagem fílmica a partir de seus longos episódios em plano-sequência. Há aqui também uma violência que, se em BAAL se mostra excessiva, no caso do POR QUE DEU A LOUCA NO SR R? parece vir "do nada", pela explosão de cólera suicida de um homem sem grandes motivos para o crime. É que embora o gênio de Fassbinder fosse um anarquista romântico e boêmio como Baal, seus filmes anteriores ao melodrama tinham muitas vezes o caráter de uma anedota, como a que introduz o filme. E é no peso anedótico e comum dos acontecimentos de POR QUE DEU A LOUCA NO SR R? que se potencializa o desgaste e as pulsões de morte deste homem que mata "porque sim".


Embora somente a partir de O COMERCIANTE DAS QUATRO ESTAÇÕES (1972), o excesso simbólico-emocional do melodrama passe a pautar a forma de seus filmes e a revelar uma política cinematográfica mais madura, esse filme menor, mais cru e seco já carrega a exaustão emocional opressiva de seus personagens, cujo destino fatal passa aos olhos dos outros frequentemente como uma banalidade.


POR QUE DEU A LOUCA NO SR R?

Diretor: Rainer Werner Fassbinder

Alemanha, 1970, 88 min


onde ver:


Oi Play

TeleCine



Assine a newsletter Filmedodia.com