Pandemia inspira mergulho assustador na natureza em novo longa de Ben Wheatley


Três dicas de novos filmes para tirar seu sono.

por Gabriella Almeida



IN THE EARTH

Se o isolamento causado pela pandemia fez muita gente buscar cada vez mais o contato com a natureza, IN THE EARTH, novo filme de Ben Wheatley (diretor de TURISTAS e NO TOPO DO PODER) mostra que ela pode não ser tão poética e pacata como imaginamos. Enquanto acompanha a jornada de um cientista e uma exploradora pelas profundezas de uma floresta, a obra explora a sinestesia e as relações sensoriais com a natureza ao mesmo tempo em que transporta o espectador por uma aventura que vai da comédia ao terror em apenas alguns segundos.

Diretor: Ben Weatley

Inglaterra, 2021, 117 min

onde: AppleTV - Claro - Google Play - Looke - Now - YouTube



CENSOR

A repressão é resultado do medo? A censura é a manifestação de um desejo reprimido? Apesar de situado na Inglaterra dos anos 1980, CENSOR traça inúmeros paralelos com o mundo contemporâneo e nos convida a refletir sobre os desejos e o instinto violento que existe em cada um. Com efeitos visuais e movimentos de câmera que traduzem a confusão mental vivida pela protagonista, o primeiro longa da britânica Prano Bailey-Bond questiona limites morais e analisa as consequências que a repressão, a culpa e o ressentimento podem desencadear em uma pessoa.

Diretora: Prano Bailey-Bond

Inglaterra, 2021, 84 min

onde: Globoplay - TeleCine



NÃO FECHE OS OLHOS

Aqui, os efeitos visuais e sonoros nos transportam para o interior da subjetividade da protagonista e nos fazem sentir parte da narrativa. O filme aborda a temática da paralisia do sono de uma forma intrigante. Além das referências à ciência e à cultura pop, o longa chama a atenção pelo mistério que envolve a trajetória da protagonista, pela divisão da narrativa em quatro momentos (que equivalem aos arquétipos de Carl Jung), e, principalmente, pelo final surpreendente. A mescla de elementos do horror, ficção científica, drama e até romance levam NÃO FECHE OS OLHOS além do convencional.

Diretor: Anthony Scott Burns

Canadá, 2020, 105 min

onde: AppleTV - Google Play - Now - YouTube