MUBI estreia comédia subversiva de Jean Renoir e primeiros filmes de Villeneuve


Confira os títulos que estreiam na plataforma entre 4 e 12 de dezembro:


4/12


REDEMOINHO

Denis Villeneuve, Canadá, 2000

Bibiane é bem-sucedida, mas acha que sua vida não tem um propósito. Após vários acontecimentos infelizes, ela atropela um homem depois de beber e, sem se lembrar de nada, logo descobre que é a culpada pela morte. Quando está prestes a acabar com tudo, o filho do homem que matou entra em sua vida.



5/12


COSMOS

Denis Villeneuve, Jennifer Alleyn, Manon Briand, Marie-Julie Dallaire, Arto Paragamian e André Turpin, Canadá, 1996

Por meio de um imigrante motorista de táxi, o longa conecta as angústias de um cineasta, uma advogada cujos novos seios despertaram o interesse do ex-namorado, um homem misterioso, um gay que pode ou não ser soropositivo e uma mulher que levou um fora.


6/12


BOUDU, SALVO DAS ÁGUAS

Jean Renoir, França, 1932

Boudu, um mendigo parisiense, tenta se suicidar no rio Sena, mas é resgatado pelo rico livreiro Sr. Lestingois. Este decide acolher Boudu, sem suspeitar que o mendigo deixará sua casa de pernas para o ar.


7/12


OTTO

Cao Guimarães, Brasil, 2012

O cineasta e artista plástico Cao Guimarães apresenta um retrato da maternidade da esposa e do nascimento do filho Otto. Com imagens capturadas em Montevidéu, Istambul e Belo Horizonte, onde vive o casal, o diretor cria um diário visual que acompanha cada etapa da gravidez de sua esposa.



8/12


LOS HUESOS

Cristóbal León e Joaquín Cociña, Chile, 2021

O curta em animação mostra uma garota realizando um exorcismo ritual para libertar o Chile de sua herança feudal. Entre uma dança de ossos, órgãos e partes do corpo, os espíritos de dois malditos secretários de Estado são invocados.





9/12


SOB A AREIA

François Ozon, França, 2000

Marie e Jean estão há muitos anos casados e felizes. Como de costume, eles passam as férias em uma casa de campo no litoral da França Ocidental. Certo dia, ela tira uma soneca da tarde enquanto seu marido vai nadar. Ao acordar, ela percebe que seu marido não voltou.



10/12


PVT CHAT

Ben Hozie, EUA, 2020

Jack é um jogador de internet que mora em Nova York e tem uma fixação por Scarlet - uma cam girl de São Francisco. Sua obsessão atinge um ponto de ebulição quando a fantasia se materializa e Jack vê Scarlet em uma rua chuvosa de Chinatown.


11/12


O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

Julian Schnabel, França/EUA, 2007

Jean-Dominique, tem um derrame que o deixa paralisado, algo frustrante para um homem conhecido por aproveitar a vida. A única coisa capaz de mover é o olho esquerdo. Ele aprende a se comunicar piscando e começa a escrever sua história.



12/12


BRILHO DE UMA PAIXÃO

Jane Campion, Reino Unido/Austrália, 2009

No início do século 19, a jovem Fanny Brawne conhece o poeta indiferente John Keats. Ela, insolente e frívola, gosta de brilhar na sociedade quando ele, um poeta sem dinheiro, está inteiramente à altura das exigências da criação artística. Apesar de suas diferenças, uma paixão intensa e delicada floresce entre eles.