Cinema Paradiso estreia no streaming grátis do CineSesc


O superpremiado e adorado filme do italiano Giuseppe Tornatore é destaque na programação da série Cinema #EmCasacomSesc.


O filme estreia em 1/4 e pode ser visto gratuitamente na plataforma do Sesc Digital.




"CINEMA PARADISO é um filme manipulador? Claro que sim, mas Tornatore exibe tanta habilidade no modo como excita nossas emoções que nem nos importamos com isso.”
(James Berardinelli, “Reelviews”)





"Sicília = Máfia. Isso é um clichê, mas também é uma verdade. A Sicília é a terra do 'rafforzando', da exasperação, da capacidade de imaginar o que existe além do mar. Para a criança que eu fui, passar o dia inteiro no cinema significava isso: procurar entender o que significavam aquelas imagens, o que elas evocavam para além da terrinha onde nasci.”

(Giuseppe Tornatore, “Le Monde”)









Há filmes amáveis, mas nenhum mais que CINEMA PARADISO, uma folclórica homenagem ao próprio cinema, que se ilumina com a inocência do passado e estoura na mente como bolhas de champanhe. O filme, nascido de memórias da infância do diretor Giuseppe Tornatore, é uma lanterna mágica nas mãos de um garoto siciliano. Sua luz acolhedora brota da abundância da vida numa terra pobre e feita na pedra. Em uma palavra, é requintado.”

(Rita Kempley, “The Washington Post”)






"CINEMA PARADISO é uma variação cinematográfica italiana de ‘Em Busca do Tempo Perdido’, na qual filmes antigos são as pedras que recobrem o tempo perdido. A luz que emana da cabine de projeção para a tela do cinema da pequena cidade, o Cinema Paradiso, é um feixe que projeta imagens carregadas de tanta emoção que podem provocar quase rebeliões.

Ao reciclar fragmentos de seus filmes favoritos, incluindo BAS-FONDS, de Jean Renoir, A TERRA TREME, de Luchino Visconti, FÚRIA, de Fritz Lang e NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, de John Ford, Tornatore trata-os como luzes de faróis para uma cultura que vive na escuridão coberta de medo e superstição.”

(Stephen Holden, “The New York Times”)




CINEMA PARADISO

Diretor: Giuseppe Tornatore

Itália, 1989, 124 min, 12 anos


onde ver: Sesc Digital



Descubra a newsletter Filmedodia