13 filmes para assistir online na Mostra de Cinema de SP



Selecionamos títulos que representam a diversidade de origens, estéticas e temáticas entre as quase 130 produções disponíveis na Mostra Play até 4/11.



Estreias de primeira


ASSIM COMO NO CÉU


No final do século 19, uma garota de 14 anos sonha com a hora em que será a primeira da família a estudar. Mas uma reviravolta muda seu destino e a força a assumir um lugar inesperado.


Diretora: Tea Lindenburg

Dinamarca, 85 min


PEGANDO A ESTRADA

O primeiro longa de Panah Panahi, filho do diretor Jafar Panahi, condenado pelo regime iraniano à prisão domiciliar, acompanha quatro integrantes de uma família que segue para não se sabe onde. Ao longo do caminho, o filme capta com energia os duelos, os afetos e as formas de resistência.


Diretor: Panah Panahi

Irã, 93 min



MADALENA

O título nomeia uma ausência, uma pessoa cuja corpo encontrado numa plantação de soja no interiorzão do Brasil torna-se o fio que aproxima três personagens distintos, mas assemelhados. O primeiro longa de Madiano Marchetti mergulha num desses tantos lugares do Brasil profundo onde a economia superou a humanidade.


Diretor: Madiano Marchetti

Brasil, 85 min



ZAHORÍ



A adolescência é um tópico recorrente nos filmes desta Mostra. Neste primeiro longa da argentina Marí Alessandrini, uma garota de 13 anos descobre que, mesmo nas paisagens desabitadas nos confins da Patagônia, o mundo é feito de limites


Diretora: Marí Alessandrini

Argentina, 105 min



Contemplativos


ARMUGAM

Os silêncios, os tempos dilatados do "slow cinema" e a exuberante fotografia em preto e branco convidam à imersão nesta narrativa sobre uma figura lendária dos Pirineus.


Diretor: Jo Sol

Espanha, 91 min



ELES TRANSPORTAM A MORTE

Em duas viagens paralelas, este OVNI espanhol apalpa a natureza, aguça os sentidos e nos leva a lugares e tempos distantes mesclando imaginário à materialidade da água, terra, fogo e ar.


Diretores: Helena Girón e Samuel M. Delgado

Espanha/Colômbia, 75 min




Histórias fortes


18 1/2

Os thrillers paranóicos dos anos 1970 inspiram esta trama sobre uma jovem que se encrenca após escutar um trecho apagado das gravações de Watergate.


Diretor: Dan Mirvish

EUA, 88 min



FATORES HUMANOS

Um casal em férias com os filhos tem seu descanso abalado por uma invasão. O suspense e o enigma são os elementos que o cineasta italiano Ronny Trocker manipula para falar de segredos privados em tempos de hiperinformação.


Diretor: Ronny Trocker

Alemanha/Itália/Dinamarca, 102 min





TRÊS IRMÃOS

Dois rapazes e um garoto bósnios que cresceram à sombra do pai, um severo pregador islâmico, se veem sozinhos e têm de construir seu próprio mundo, quando o pai é condenado por atos terroristas, os garotos repentinamente se vêem sozinhos.


Diretor: Francesco Montagner

Itália/República Tcheca, 93 min







Vindos de longe


FOGO NAS MONTANHAS


O cotidiano de um casal num recanto no Himalaia, as dificuldades para transportar o filho cadeirante à fisioterapia e a luta para viver num local remoto são os elementos deste longa indiano, exemplo do tradicional espaço que a Mostra sempre dedicou ao "world cinema".


Diretor: Ajitpal Singh

Índia, 84 min



O LEOPARDO DAS NEVES


O documentário registra as tentativas de localizar e fotografar um raríssimo felino que habita vales inacessíveis do planalto tibetano.


Diretora: Marie Amiguet

França, 92 min



Mais verdadeiros que a ficção


DOMANDO O JARDIM


O premiadíssimo documentário aproveita um projeto extraordinário de transposição de espécies para um jardim particular para abordar a questão urgente da degradação ambiental e dos riscos à sobrevivência em meio à natureza cada vez mais ameaçada.


Diretora: Salomé Jashi

Alemanha/Geórgia/Suíca, 91 min


O GAROTO MAIS BONITO DO MUNDO

Tadzio foi a imagem ideal da beleza perseguida pelo artista moribundo em MORTE EM VENEZA. Björn Andrésen, jovem sueco escolhido por Luchino Visconti para o papel, deixou de existir quando se tornou aquela miragem. O documentário reencontra Björn e conta sua história pessoal, suas tragédias, mostrando como o cinema eterniza, ao mesmo tempo que vampiriza.


Diretores: Kristian Petri e Kristina Lindström

Suécia, 94 min


 

Receba a newsletter FILMEDODIA.COM