10 documentários sobre crimes verdadeiros para maratonar como trama de suspense



A estreia de O DESAPARECIMENTO DE BIRGIT MEIER na Netflix chama a atenção para outros bons documentários sobre crimes verdadeiros que estão no catálogo da plataforma.


Divididas em partes, estas histórias de assassinato, mistérios e investigação podem ser assistidas como séries de suspense.


A grande diferença é que são todas histórias reais, o que as torna mais assustadoras.



THE INNOCENT MAN

É comum a gente dizer que a verdade é mais estranha que a ficção. John Grisham começou a escrever o livro “O Homem Inocente” como ficção, mas mudou de ideia quando soube da história real de dois pares de amigos da zona rural de Oklahoma que haviam sido condenados por dois crimes. Com base no livro de Grisham, o documentário em seis partes expõe a trama que mistura corrupção e incompetência, na qual inocentes foram condenados.



CRIME SCENE: THE VANISHING AT THE CECIL HOTEL

O vídeo mostrando a jovem Elisa Lam, aparentemente possuída ou perturbada, se escondendo de alguém no elevador de um hotel viralizou em 2013. Seu corpo foi encontrado na caixa d'água do Hotel Cecil. O documentário investigativo em quatro partes preenche várias lacunas em torno da morte da estudante canadense, usando anotações de seu diário online para pintar o retrato de uma garota inteligente que lutava contra uma doença mental.



WILD WILD COUNTRY

O idealismo se mistura com ideologia nesta produção premiada com o Emmy. O documentário em seis partes desvenda os desdobramentos da fundação de uma comunidade religiosa, liderada pelo guru Osho, no Oregon, no início dos anos 1980.



O MONSTRO AO LADO

As distorções do sistema jurídico se revelam nesta produção em cinco partes sobre o julgamento de John Demjanjuk, um operário aposentado de Cleveland que foi acusado de ser o guarda do campo de prisioneiros nazista conhecido como Ivan, o Terrível.




CONVERSANDO COM UM SERIAL KILLER: TED BUNDY

O material com mais de 100 horas de entrevistas e de imagens de arquivo do assassino Ted Bundy é condensado nas quatro partes deste documentário que entra nos esconderijos da mente de um sociopata sedutor.



THE STAIRCASE

Os dez episódios desta produção são tão intrigantes quanto uma boa série de mistério. Narrada como um drama de tribunal pelo habilidoso documentarista Jean-Xavier de Lestrade, o julgamento do escritor Michael Peterson pelo assassinato da esposa expõe as zonas de sombra da nossa moral.



O FALSIFICADOR MÓRMON

Na década de 1980, o ex-missionário mórmon Mark Hofmann foi acusado de falsificar incontáveis documentos históricos. O documentário em três partes relata as consequências do crime que abalou a fé dos membros da igreja e resultou em dois assassinatos. Superficialmente, é uma história sobre ganância e engano, mas a série também retrata Hofmann como um gênio amoral que entendeu que, como a base de todas as religiões, percepção é realidade.



DON’T F**K WITH CATS: UMA CAÇADA ONLINE

Este outro documentário sobre um serial killer que mata gatinhos mergulha na dark web para demonstrar como funciona a manipulação de metadados e de imagens que consumimos, inocentemente, desde o café da manhã até a hora de dormir.



THE KEEPERS

O assassinato não solucionado de uma freira católica em Baltimore, em 1969,é narrado da perspectiva das ex-alunas do colégio feminino, onde a jovem de 27 anos lecionava. Os sete episódios expõem uma teia labiríntica de abusos e assassinatos, o impacto que o estupro tem sobre as vítimas e suas famílias, mas também a corrupção profunda e sistêmica das instituições religiosas e civis.



MAKING A MURDERER

Premiado com 4 Emmys, o documentário de Laura Ricciardi e Moira Demos segue a história de Steven Avery, que foi falsamente condenado por agressão sexual e passou 18 anos na prisão antes de ser libertado e posteriormente acusado, junto com seu sobrinho adolescente, com assassinato de outra mulher. A série é um exame cativante e irritante de classe e poder nos Estados Unidos, e pinta um retrato contundente do que é considerado o maior sistema de justiça do mundo.